3.15.2007

Empresa coreana tem solução antivício em jogos

Isso é assustador. O uso pretendido é bom, mas e se mudarem a mensagem?

Empresa coreana tem solução antivício em jogos

A coreana Xtive anunciou ter desenvolvido um novo método contra o vício em jogos online, que pode prevenir o uso obsessivo através de uma seqüência de sons inaudível.

De acordo com o site The Korea Times as mensagens são passadas subliminarmente. "Incorporamos mensagens em ondas de som dizendo aos jogadores para parar de jogar. As mensagens são ditas de 10.000 a 20.000 vezes por segundo", explicou Yun Yun-hae, presidente da Xtive.

Para Yun, mesmo que os jogadores não possam reconhecer o som, o subconsciente assimila as informações e as chances de que eles parem de jogar é alta. "Testes nos mostraram que os sons funcionam", afirmou o presidente da empresa que já vem trabalhando no assunto há um ano.

O crescente vício em jogos online se tornou um problema social em inúmeros países, principalmente orientais, aonde jogadores chegaram a morrer após longos períodos de jogo. Especialistas coreanos afirmam que entre 10% e 20% de todos os estudantes de nível médio do país precisam de tratamento, enquanto muitos acham que este ponto de vista é conservador.

Yun acredita que as experiências já tenham mostrado que crianças e adolescentes não param de jogar simplesmente através de medidas forçadas, que podem, além de tudo, trazer efeitos colaterais, sendo o áudio uma medida a solucionar estas intervenções.

A intenção da Xtive é comercializar o fonograma antivício junto ao governo e fabricantes de jogos. "Companhias de jogos podem instalar um sistema que reproduz sons inaudíveis após descobrir que um jovem usuário passou mais tempo jogando depois de um tempo predeterminado", afirmou Yun, que registrou uma patente doméstica do fonograma e já pretende expandi-lo a outros setores. "Nós podemos facilmente mudar as mensagens. Neste sentido, o potencial para esta tecnologia é exponencial".

No comments: